noticia
24/08/2017 - 07:44
Tamanho da Fonte
 
 
A compra de ureia que será produzida na Bolívia e o fornecimento do gás boliviano para Mato Grosso foram discutidos pelo governador Pedro Taques e o m
Negociações para distribuição de gás e compra de ureia avançam
A compra de ureia que será produzida na Bolívia e o fornecimento do gás boliviano para Mato Grosso foram discutidos pelo governador Pedro Taques e o ministro de Hidrocarburetos da Bolívia, Luis Alberto Sánchez, durante reunião realizada em Santa Cruz de la Sierra. Com o objetivo de agilizar as negociações, uma delegação boliviana deve visitar Mato Grosso na próxima semana para iniciar os estudos de parceria para fornecimento do gás. As informações são do Governo do Estado.

Leia Mais:
Bolívia mostra interesse em elaborar contrato de fornecimento de gás natural a partir de 2019 com Mato Grosso

No encontro, que foi realizado na sexta-feira (14), o governador destacou ao ministro o interesse de Mato Grosso para que a empresa boliviana de captação e fornecimento de gás, a YPFB, presidida por Óscar Barriga Ortega, possa se tornar sócia do MT Gás. Segundo Taques, a parceria depende de questões legais que estão sendo estudadas pelos dois Governos.

Durante o encontro, Pedro Taques ligou para o presidente da Petrobrás, Pedro Parente, para tratar a questão. Isso porque o Governo Boliviano busca saber o quanto de gás a Petrobrás deve comprar a partir de 2019. A empresa brasileira tem prioridade na compra do gás boliviano, mas deve diminuir a compra em razão de investimento em plantas de gás no Brasil.

“O contrato firme depende da Petrobrás. Para isso, já conversamos durante a reunião com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e com o presidente da Petrobrás e faremos um seminário em Cuiabá no dia 08 de agosto para tratarmos disso”, afirmou o governador.

Ainda conforme a assessoria, enquanto isso, o ministro Luis Sánchez e o presidente da YPFB, Oscar Ortega, vão estudar a legalidade da sociedade com a empresa mato-grossense, mas de antemão destacaram que a parceria é de interesse do presidente da Bolívia, Evo Morales, que já havia declarado isso em maio deste ano, durante reunião com o governador Pedro Taques e o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

Além de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul também manifestaram interesse e manter contrato com a YPFB para o fornecimento do gás. Mato Grosso pleiteia a importação de quatro milhões de metros cúbicos, por dia, do gás boliviano. A Bolívia tem uma produção de 58 milhões de metros cúbicos por dia, por meio da empresa estatal YPFB. Destes, a maior parte é comprada pela Petrobrás, cerca de 30 milhões de metros cúbicos por dia.

Fonte: http://www.olhardireto.com.br/agro/noticias/exibir.asp?id=25307¬icia=negociacoes-para-distribuicao-de-gas-e-compra-de-ureia

     

 
» Últimas Notícias
10/08/2017 - 45ª Exposul registra o maior público dos últimos anos, “Já fazia muito tempo que a gente não via a Exposul tão cheia assim”. - Esta frase fez coro nas vozes de muitas pessoas que visitaram o Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis nesta terça-feira (08), e que, ficaram maravilhados com o resultado do projeto social desenvolvido na parceria 45ª Exposul e Ministério O Pescador Sal da Terra.
08/08/2017 - Sindicato Rural e Diocese distribuem alimentos a entidades beneficentes Milhares de pessoas prestigiaram a primeira noite da 45ª Exposul, que teve s - Com a entrada vinculada a doação de 01 kg de alimento não perecível, os visitantes tiveram a oportunidade, além de assistir à um grande show com o cantor Tony Allysson, como ajudar entidades filantrópicas e famílias carentes da cidade.
03/08/2017 - 45ª Exposul entra nos preparativos finais,A 45ª edição da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial do Sul de Mato Grosso (Exposul) começa na pró - A montagem de estandes e de estruturas, bem como execução de serviços de melhorias, está em pleno andamento no parque de exposições da cidade. Toda a programação está definida, havendo várias novidades.
03/08/2017 - TRF atende defesa de ex-bicheiro Arcanjo e libera patrimônio de R$ 900 milhões, Com o deferimento do mandado de segurança impetrado pelo advogado Zaid - A Segunda Seção do Tribunal Regional Federal (TRF) - 1ª Região, à unanimidade concedeu mandado de segurança que devolve ao ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro a posse de todo seu patrimônio, avaliado em pouco menos de R$ 1 bilhão.
03/08/2017 - Bezerra teria recebido doação da JBS para votar em Eduardo Cunha para presidente da Câmara, Entre os citados está o deputado federal por Mato Grosso, - A revista Época publicou uma reportagem especial onde revela o conteúdo de documentos entregues pelos delatores da JBS/Friboi, que apontam que o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) comprou sua vitória na campanha para a presidência da Câmara Federal, em 2015.