noticia
21/07/2018 - 06:53
Tamanho da Fonte
 
 
Taques exonera PMs presos em esquema de grampos da Casa Militar e efetiva Sodré na pasta

Foto: Gcom

Taques exonera PMs presos em esquema de grampos da Casa Militar e efetiva Sodré na pasta
O governador Pedro Taques (PSDB) resolveu exonerar o secretário da Casa Militar, coronel PM Evandro Alexandre Ferraz Lesco, seu adjunto, coronel PM Ronelson Jorge Barros, e o cabo da PM Gerson Luiz Ferreira Correa Júnior, que também atuava na mesma pasta. Os três estão presos desde o dia 23 de junho, acusados de participação no suposto esquema de grampos operado em Mato Grosso. A ‘demissão’ foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), que circula nesta quarta-feira (26). O coronel Wesley de Castro Sodré foi efetivado no comando da pasta.

Leia mais:
Taques deve decidir hoje se exonera ou não secretários presos em esquemas de grampos

Anteriormente a esta ação, o governador havia apenas afastado dois dos oficiais, sem direito a remuneração, até que as investigações fossem concluídas. No dia 17 de julho, o Ministério Público Estadual ofereceu denúncia contra os PMs acusados de realizar as interceptações de forma ilegal. Foram eles Zaqueu Barbosa, Evandro Lesco, Ronelson Barros, Januário Batista e Gerson Correa Junior.
 
À época das prisões, Taques havia determinado somente o afastamento provisório de seus secretários. “Ação penal não significa condenação, eles [Lesco e Barros] vão ter direito à ampla defesa. Eles foram denunciados, eu tive conhecimento da denúncia ontem, vamos tomar essa decisão hoje [sobre exonerá-los]”, disse o governador, durante o lançamento do programa Arena+.
 
Taques voltou a defender que os coronéis não sejam prejulgados e reafirmou que não coordenou e que não tinha sequer conhecimento de nenhum dos esquemas de grampos ilegais praticados no Estado. 
 
“Eu já prendi um promotor de Justiça que foi denunciado e depois ele foi absolvido. Eu não posso prejulgar antes da condenação. Eu não mandei fazer, não pedi para ninguém fazer. E tem que ser investigado”, afirmou.
 
Desde a confirmação dos mandados de prisão em face dos secretários, expedidos pelo desembargador Orlando de Almeida Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o coronel Wesley de Castro Sodré, então Comandante Regional do CR 7 (Tangará da Serra e região) respondia interinamente pela Chefia da Casa Militar. Agora, ele foi efetivado no cargo. O ato também foi publicado no DOE, que circula nesta quarta-feira.

Entenda o caso
 
Reportagem do programa "Fantástico", da Rede Globo, revelou na noite de 14 de maio que a Polícia Militar em Mato Grosso “grampeou” de maneira irregular uma lista de pessoas que não eram investigadas por crimes.

A matéria destacou como vítimas a deputada estadual Janaína Riva (PMDB), o advogado José do Patrocínio e o jornalista José Marcondes, conhecido como Muvuca. Eles são apenas alguns dos “monitorados”.

O esquema de “arapongagem” já havia vazado na imprensa local após o início da apuração de Fantástico. Neste domingo, o programa dominical voltou a dar destaque para o assunto.

Fonte: http://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=436612¬icia

     

 
» Últimas Notícias
18/07/2018 - Diálogo com Sachetti avança e deputado deve ser vice de Taques com Selma e Leitão ao Senado, O deputado federal Adilton Sachetti (PRB) deve recuar de - Mesmo tendo garantido anteriormente que caso não fosse candidato ao Senado não seria candidato a mais nada, Sachetti assumiu a possibilidade de recuo por conta da falta de espaço nas chapas com quem buscou aliança. Inicialmente, o deputado havia firmado acordo com o DEM para ocupar a segunda vaga ao Senado pelo grupo. A primeira é de Jayme Campos. No entanto, com a vinda de Carlos Fávaro (PSD) para o bloco e a já garantida colocação de Otaviano Pivetta (PDT) na vice-governadoria, Sachetti ficou sem espaço.
18/07/2018 - Uma reunião, quase que emergencial, definiu que o Partido Progressista (PP) estará lado a lado com o pré-candidato Wellington Fagundes (PR) na disputa - PP confirma apoio a Wellington Fagundes ao governo mesmo com saída do MDB, Uma reunião, quase que emergencial, definiu que o Partido Progressista (PP) estará lado a lado com o pré-candidato Wellington Fagundes (PR) na disputa ao cargo de governador nas eleições deste ano.
18/07/2018 - O médico Denis Cesar Barros Furtado, conhecido como ‘Dr. Bumbum’, continua foragido da Justiça, assim como a sua mãe, Maria de Fátima Barros Furtado. - “Ajude a polícia do Rio. Portal pede informações sobre investigados pela morte de uma mulher submetida a um procedimento estético”, diz parte do texto escrito no cartaz. A recompensa é de R$ 1 mil. Além disto, o Disque Denúncia também garante o anonimato. Os números são: (21) 9 8849-6099 ou (21) 2253-1177.
18/07/2018 - Estamos quase lá, Rondonópolis! Simbora! \o/,O show que vai fechar a 46ª edição da Exposul com chave de ouro é de virar a madruga, galera! No Baile do - O show que vai fechar a 46ª edição da Exposul com chave de ouro é de virar a madruga, galera! No Baile do Dennis, a noite é uma criança e a galera faz a festa até amanhecer. Preparados?